“Velharias” na Mostra

Pra não perder o costume, vou ver filmes velhos na Mostra Internacional de Cinema. Um já foi: Fanny e Alexander, do sueco Ingmar Bergman, filme de 1982. Tipo, eu tava nascendo e o filme nos cinemas. Enfim, foi ótimo, nem percebi que foram três horas de filme e eu bem quero ver a versão de cinco horas que foi feita só pra televisão e está disponível em DVD. Depois de ver um filme belga bizarro meio largado no mundo, foi interessante ver uma narrativa tão bem construída. Hahaha, me senti falando isso, né. Mas é verdade, juro! Uma coisa legal foi que levaram um especialista na obra do Bergman pra falar um pouco sobre o filme e sobre os temas que norteiam a história. No fim da explanaçãozinha, o moço ainda deu uma pedra da ilha onde Bergman se isolou pra um ser que respondeu um miniquiz. Uhu.

No domingo, o filme da vez será O Homem que Ri, do alemão Paul Leni. Entre tudo que está passando na Mostra que eu quero ver, esse é o mais esperado, de verdade. Sou absurdamente louca pra ler o livro homônimo do Victor Hugo em que ele é baseado. De modo resumido, o filme conta a história de Gwynplaine, um palhaço beeem famoso. Quando menino, ele teve seu pai assassinado pelo rei x da Inglaterra (ok, não lembro qual) e, logo em seguida, é entregue aos Comprachicos, um grupo de ciganos que deforma crianças pra ganhar dinheiro exibindo-as em feiras e circos. Sabe-se lá por que motivo, ele é abandonado por esse povo e acaba encontrando um outro grupo x que fica com ele e tudo o más. A história goes on and on, mas eu não sei de muitos detalhes. Sei apenas que o filme é bem bom, hohoho.

Ah, random fact: li em algum lugar da internet que saiu desse filme a inspiração para o Bob Kane criar o Coringa. Why so serious, afinal de contas?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s